DÚVIDAS
1 - O que é o FarmaPrática?

O FarmaPrática é uma plataforma (site) onde clientes podem solicitar cotação e comparar os preços de produtos comercializados por farmácias que realizam entregas no endereço solicitado.

Dentre os principais produtos comercializados por farmácias encontram-se medicamentos, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, entre outros.

Assim, o FarmaPrática conecta, de maneira fácil, os clientes às farmácias mais próximas, de forma a oferecer economia e conveniência para os compradores, além de visibilidade e aumento do faturamento para os estabelecimentos.

2 - O que não é o FarmaPrática?

O FarmaPrática não é uma farmácia, não possui estabelecimento comercial físico, não tem estoque, não vende ou distribui qualquer produto, como medicamentos, produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e também não faz qualquer tipo de propaganda sobre medicamentos ou quaisquer redes de farmácias.

A responsabilidade pela apresentação de preços na cotação, entrega de produtos solicitados e recebimento de pagamento é exclusivamente das farmácias.

A responsabilidade pela correta solicitação de produtos solicitados, endereço de entrega e forma de pagamento é exclusivamente dos clientes.

3 - Onde está o FarmaPrática?

O FarmaPrática é um sistema online, sendo acessível de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

O FarmaPrática iniciou suas operações em Março de 2017. Áreas de atuação => Barra da Tijuca, Itanhangá, Recreio dos Bandeirantes, Curicica e Zona Sul. Estamos trabalhando para, em breve, ampliarmos nossa área de atuação.

Caso você deseje levar o FarmaPrática para seu bairro ou cidade, entre em contato conosco: [email protected]

4 - Sou um cliente: Como me cadastro no FarmaPrática?

Para se cadastrar no FarmaPrática, o usuário deve ser capaz segundo a legislação brasileira.

O processo de cadastramento é simples e totalmente online, por meio do nosso site http://www.farmapratica.com.br/opcoes-de-cadastro. Somente podem fazer cotações e pedidos de compras os clientes devidamente cadastrados.

5 - Sou um cliente: Como criar a minha lista de produtos?

Após inserir o CEP ou o endereço de entrega, o site direcionará o cliente para a etapa de criação da lista de produtos.

Nessa etapa, o cliente deve digitar, um a um, o nome do produto desejado, conferir todas as informações referentes ao produto (nome, dosagem, quantidade, eventuais restrições de venda, etc.) e clicar em adicionar.

Concluída a seleção dos produtos, o cliente deve clicar em “avançar” para definir a quantidade desejada de cada produto.

Feito isso, o cliente pode clicar em “solicitar cotação” para que, em 05 (cinco) minutos, as farmácias que estejam disponíveis para o endereço de entrega escolhido respondam a cotação e o FarmaPrática consolide a tabela de cotação produto x valor.

6 - Sou um cliente: Para quais produtos eu posso solicitar cotação de preços pelo FarmaPrática?

Você pode solicitar cotação de preços de uma grande variedade de produtos comercializados por farmácias, como: medicamentos, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vitaminas e suplementos alimentares, produtos para bebês, chinelos e sandálias, picolés, água, refrigerantes, entre outros.

É importante observar que, conforme dispõe a legislação brasileira, há produtos com restrição de venda ou venda com controle especial. No caso desses produtos, você poderá obter um voucher para garantir sua cotação e deverá efetivar a compra presencialmente nas farmácias, apresentando a receita e/ou documentação requerida para concretização da compra.

7 - Sou um cliente: Como funciona a entrega?

A entrega dos produtos é de responsabilidade exclusiva das farmácias.

Assim que o pedido for confirmado, o cliente receberá todas as informações de contato das farmácias (nome, endereço da farmácia e telefone).

Tão logo o pedido seja encaminhado para entrega, o cliente será notificado com a alteração “PEDIDO ENVIADO”.

8 - Sou um cliente: Como eu faço o pagamento?

Ao confirmar o pedido, você também deve confirmar a forma de pagamento, de acordo com a disponibilidade de cada farmácia.

As formas de pagamento possíveis são:

  • dinheiro -> o cliente deve especificar se há necessidade de troco;
  • cheque -> opção das farmácias de aceitarem ou não essa modalidade;
  • cartão de débito/crédito -> depende dos convênios de cada farmácia com as operadoras.

O pagamento deve ser feito no ato da entrega do pedido, não sendo aceito, nesse momento, o pagamento on line.

9 - Sou um cliente: Posso acompanhar o meu pedido?

Sim. Você pode acompanhar o status do seu pedido em sua área restrita do site www.farmapratica.com.br.

10 - Sou um cliente: O meu pedido não chegou, o que fazer?

Na ocasião da confirmação do pedido, você vai receber todas as informações da farmácia escolhida. Assim, poderá fazer contato direto com a farmácia em caso de necessidade.

11 - Sou uma farmácia: Como me cadastro no FarmaPrática?

O processo de cadastramento das farmácias é simples e totalmente on line, por meio do nosso site. A farmácia deve acessar o site 
http://www.farmapratica.com.br/drugstore/signup, fazer o seu cadastro completo na área de cadastro de farmácias e anexar a documentação comprobatória solicitada.

Após a análise da documentação, em até 48 horas, a farmácia interessada receberá um e-mail com a confirmação do seu cadastro e a liberação para uso do sistema.

12 - Sou uma farmácia: Quais os requisitos para participar do FarmaPrática?

Somente são aceitos como participantes do FarmaPrática, estabelecimentos farmacêuticos que realizam serviços de entrega (delivery).

As farmácias interessadas devem estar integralmente regulares junto aos órgãos públicos e de fiscalização, sem qualquer óbice fiscal, tributário, sanitário, farmacêutico ou operacional.

A existência de documentação comprobatória atualizada é requisito indispensável para que a farmácia seja autorizada a utilizar a plataforma FarmaPrática.

Adicionalmente, as farmácias devem ler e concordar com os Termos de Uso do FarmaPrática.

Em termos operacionais, as farmácias interessadas devem possuir dispositivo como: computador, notebook, tablet, celular, entre outros – preferencialmente com som ligado para recebimento do alerta de pedidos) com acesso irrestrito à internet e navegador atualizado (Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer).

13 - Sou uma farmácia: Quais os benefícios das farmácias em participarem do FarmaPrática?

Dentre os principais benefícios com a adesão ao FarmaPrática: 

  • Obter um novo canal de vendas online, sem abrir mão dos meios já praticados (balcão, telefone, site, aplicativo de mensagem...).
  • Captar novos clientes.
  • Praticidade em atender vários clientes de forma simples e rápida.
  • Atualizar a forma de relação com clientes por meio de uma plataforma on line moderna, efetiva e prática.
  • Evitar perda de tempo com longas ligações.
14 - Sou uma farmácia: Como eu recebo os pedidos de cotação?

Para receberem os pedidos de cotação, as farmácias devem fazer login e estarem on line no site www.farmapratica.com.br.

À medida que os pedidos de cotação forem sendo feitos para o raio de atuação da farmácia, a farmácia será notificada com um aviso sonoro e com a sinalização dos pedidos a serem cotados.

15 - Sou uma farmácia: O que eu preciso fazer para enviar uma cotação?

Estando logada no site www.farmapratica.com.br, a farmácia notificada terá, no máximo, 05 (cinco) minutos para enviar a cotação de preços dos produtos solicitados pelos clientes.

O processo de cotação é muito simples: uma vez que a especificação dos produtos solicitados já foi indicada pelos clientes, basta a farmácia informar o preço e clicar em “enviar cotação”.

16 - Sou uma farmácia: Caso um ou mais produtos da lista enviada pelo cliente esteja indisponível em minha farmácia, ainda assim é possível enviar a cotação dos demais produtos solicitados?

Sim. Você só deve informar os preços dos produtos disponíveis em seu estabelecimento. Caso o campo do preço não seja preenchido, o sistema entende que o produto não está disponível, o que não impede a sua farmácia de informar os demais preços.

17 - Sou uma farmácia: Posso enviar uma cotação de um medicamento com restrição de venda (medicamentos ou produtos com controle especial)?

Sim. A cotação pode ser enviada, mas o produto com restrição de venda só pode ser comercializado no balcão, a partir da apresentação de receita específica. Nesse caso, os clientes devem apresentar o voucher da cotação na farmácia.

É importante observar que a farmácia não poderá entregar medicamentos sujeitos a controle especial (medicamentos controlados) cotados através do FarmaPrática, conforme Portaria 344 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, de 12 de maio de 1998.

18 - Sou uma farmácia: Como eu recebo a confirmação da compra pelo cliente?

Os clientes selecionam os produtos que desejam pelo site, elegem a forma de pagamento e enviam a ordem de compra para as farmácias que, de maneira análoga ao pedido de cotação, são notificadas pelo sistema.

Assim que o pedido for confirmado pelo cliente, a farmácia receberá as informações de contato do cliente (nome, endereço para entrega e telefone).

Tão logo o pedido saia para entrega, é de responsabilidade da farmácia alterar no site o status “SEPARANDO PEDIDO” para “PEDIDO ENVIADO”, de tal sorte que o cliente seja informado.

19 - Sou uma farmácia: Como eu recebo o pagamento dos produtos solicitados pelos clientes?

O pagamento é feito direto pelo cliente no ato da entrega dos produtos pedidos.

20 - Sou uma Farmácia: Como funciona a entrega?

O FarmaPrática somente aceita farmácias que realizam o serviço de entregas (delivery). Assim, a entrega dos produtos solicitados é de responsabilidade das farmácias que devem proceder, de maneira análoga, a já adotada para vendas pelo telefone.

Caso a farmácia cobre taxa para entrega, essa informação deve ser incorporada e/ou atualizada no seu cadastro.